Quando pensamos em grandes empresas, é comum que marcas mundialmente famosas venham à nossa cabeça. Ao mesmo tempo que isso pode inspirar quem está começando a empreender, pode ensinar boas lições aos empresários que atuam com negócios de pequeno ou médio porte.
Sendo assim, decidimos listar alguns desses ensinamentos neste artigo. Leia com atenção e reflita sobre como aplicá-los na sua empresa.
É comum que o empresário esteja atento a tudo o que acontece no seu negócio. No entanto, isso não significa que ele deva desempenhar todas as tarefas — principalmente aquelas para qual existem colaboradores devidamente treinados para realizá-las.
Quando isso ocorre, o empresário acaba se desgastando, pois fica sobrecarregado. Ademais, ele acaba passando uma imagem muito negativa aos seus funcionários: a de que não confia na capacidade deles.
Sendo assim, delegar tarefas é fundamental, seja terceirizando processos ou confiando mais em quem trabalha ao seu lado.
Os processos contábeis são muito mais complexos do que as pessoas imaginam. Muitos empreendedores acreditam que a contabilidade se resume à entrega de declarações. Isso não poderia estar mais errado.
Quando esses processos são feitos de forma correta, eles dão à empresa uma série de insights valiosos. É possível avaliar o retorno sobre os investimentos realizados, traçar metas sobre a margem de lucro, estudar novas estratégias financeiras etc.
Por isso, se você não tem um contador ou se não integrou a contabilidade à rotina da sua empresa, saiba que o seu negócio está perdendo uma chance real de evolução.
Isso é muito comum com os pequenos negócios. O empresário acha que pode usar o dinheiro do caixa para pagar uma despesa pessoal, afinal de contas, a empresa é dele.
Acontece que um empreendimento tem as suas próprias dívidas para pagar, o seu fluxo de caixa para manter e as metas para alcançar. Quando há um saque não programado, o proprietário pode criar uma bola de neve para o seu negócio.
É verdade que o inverso também não deve ocorrer. Não comprometa seu capital pessoal para socorrer à empresa, uma vez que essa ação também gera consequências desagradáveis.
Como vimos, essas três dicas podem fazer a diferença na história das empresas que estão dando os seus primeiros passos. Afinal de contas, a postura do empresário deve ser de responsabilidade desde o início.
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